
Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT+

Visando tornar a autocoleta de diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais acessível e inclusiva, um novo guia instrucional foi desenvolvido por e para travestis e pessoas trans. A iniciativa busca preencher a lacuna de materiais que contemplem as especificidades dessa população.
Entre maio e julho de 2023, foram realizados cinco encontros – um online e quatro presenciais – com um grupo diverso da comunidade trans e travesti de São Paulo. Durante as reuniões, as participantes enfatizaram a importância de imagens trans-específicas, que favorecem a identificação, e do uso de uma linguagem alinhada aos termos comuns da comunidade.
O resultado desse processo colaborativo foi a criação de um conjunto de diagramas instrucionais para orientar a autocoleta em diferentes regiões do corpo, incluindo amostras orais, anais, genitais e de urina. Os materiais foram desenvolvidos em português e inglês.
Com essa abordagem, esperamos que o guia contribua para um atendimento mais adequado e inclusivo, garantindo maior acesso à saúde para pessoas trans e não binárias.







